Casa Saudável

Alexandre Bento

ARQ. e URB.

Arquiteto e Urbanista graduado pela faculdade de arquitetura e urbanismo Ritter dos Reis em 2000, Especialista em patrimônio cultural em centros urbanos Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, departamento de Urbanismo agosto de 2006; Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Dezembro 2008. Proprietário do escritório de Arquitetura Superstudiob. Diretor Cultural Adjunto do Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo Porto Alegre. Professor de Projeto na Universidade Feevale.

Jamile Weizenmann

ARQ. E URB.

Doutora em Arquitetura pelo PROPAR/UFRGS (2019). Mestre pelo PROPAR/UFRGS (2008). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS (2005). É docente na área de Projeto, História e Teoria no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES (2010-atual). É coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU/UNIVATES) e dos projetos de extensão universitária Habitar Bem e Patrimônio Vivo, na mesma Instituição. É colaboradora no projeto de pesquisa “Para além dos muros: subsídios para (re)descobrir o patrimônio cultural do Vale do Taquari”, coordenada pelo prof. Jauri dos Santos Sá (UNIVATES) e colaboradora do grupo de pesquisa Classicismo e Arquitetura, coordenado pelo prof. Cláudio Calovi Pereira (PROPAR/UFRGS).  É sócia-proprietária do escritório VOZ Arquitetura. 

Juliana Tassinari

ARQ. E URB.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2001). Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Meio Ambiente (2008). Desde 2014 professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale em Novo Hamburgo/RS nas disciplinas de Projeto VII (Reurbanização e Habitação de Interesse Social) e Desenho, onde orienta trabalhos da Pesquisa e Trabalho Final de Graduação e atua em projetos de extensão: ARQ+ (2015) e atualmente Habitar Legal e Múltiplas Leituras. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente com os seguintes temas: projetos mais sustentáveis, construção natural, habitação social, unidades habitacionais mínimas, construções autônomas.

Cidade Saudável

Emiliano Fontoura

ARQ. E URB.​

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994, Especialização “Arquitetura, Educação e Sociedade” e Professor Assistente na Escola da Cidade entre 2016-2019, diretor na JBMC Arquitetura, onde atua há 20 anos, com prática contínua de projetos de grande porte na área de infraestrutura.

Fabiana Izaga

ARQ. E URB.

Graduada na Universidade Santa Úrsula, especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil na PUC-Rio, Mestre em História/Artes Visuais e Doutora em Urbanismo, com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Docente do PPG em Urbanismo da UFRJ, onde desenvolve pesquisas sobre Mobilidades, Cidade e Desenvolvimento do Espaço Urbano e o Rio-Metrópole. Integra o Comitê Executivo para o Congresso Mundial de Arquitetos da União Internacional dos Arquitetos, UIA2021RIO.

Júlio Celso Vargas

ARQ. E URB.

Professor Adjunto do Departamento de Urbanismo da UFRGS e do PROPUR, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em Engenharia de Transportes no PPGEP/LASTRAN da mesma instituição. Doutorado com estágio CAPES PDSE no “Laboratório da Forma Urbana” da Universidade de Washington, EUA, dirigido por Anne Vernez-Moudon.
Pesquisador visitante (“pós-doc”) em Mobilidade Urbana na Oxford Brookes University a convite do “Global Challenges Research Fund”.
Na UFRGS integra o Grupo de Pesquisa e Extensão “Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades” e o “Nuitran – Núcleo Interdisciplinar de Trânsito”. Atuou no “NTU – Núcleo de Tecnologia Urbana” – e em parceria com outros colegas da universidade em estudos e consultorias de planejamento, habitação, infraestrutura meio-ambiente e mobilidade.
Especialista em análise espacial e SIG, conduz pesquisas com métodos mistos e abordagens multidisciplinares na área da morfologia urbana, mobilidade, dinâmicas espaciais e impactos na saúde, economia e sociedade.
Juntamente com Vinícius Netto e Renato Saboya é editor da “RMU – Revista de Morfologia Urbana”, periódico da rede “PNUM – Portuguese Network of Urban Morphology”.

Espaços Públicos

Alexandre P. Santos

ARQ. E URB.

Arquiteto e Urbanista, mestre em urbanismo e doutorando em Geografia na Universidade de Hamburgo. É sócio da 3C Arquitetura e Urbanismo, articulador do Porto Alegre Inquieta e membro da Rede “Urbanistas contra o Corona”.

Daniel Fischmann

ARQ. E URB.

Daniel PItta Fischmann possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Especialização pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2000) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atuou academicamente no UniRitter de 1998 a 2013, onde foi Professor Titular, Coordenador de Extensão e Coordenador-Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. É professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica PUCRS, atuando em disciplinas de projeto, expressão/representação gráfica e TCC. Desenvolve também atividade profissional como arquiteto em escritório próprio, tendo desenvolvido projetos para clientes institucionais, públicos e privados. Atualmente é doutorando do PROPAR/UFRGS.

Pedro Calzavara

ARQ. E URB.

Professor na Universidade da República do Uruguai. Teve projetos selecionados como destaque em dez diferentes concursos de Arquitetura e Urbanismo, além de ter sido jurado em oito competições da área. Tem vasta experiência como projetista e diretor de obras públicas e privadas do Uruguai, entre as quais o Estádio Campeões Olímpicos, o Ginásio Poliesportivo Plaza Conde de Floridablanca, e na reciclagem e ampliação do Hospital Psiquiátrico Musto para a criação do Centro Nacional de Reabilitação.

Trabalho Saudável

Manoela Py

ARQ. E URB.

Arquiteta e urbanista formada pela UFPel e mestre em Arquitetura pela UFRGS. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET – SESU/MEC), período em que participou de inúmeros projetos de extensão, atividades de ensino e grupos de pesquisa, trabalhando nas mais diversas áreas da arquitetura. Fez parte da equipe organizadora e participou da Conferência Cidades em Transição da Prefeitura Municipal de Viamão. Atualmente trabalha como arquiteta no pura!ARQUITETURA, desenvolvendo projetos de arquitetura de interiores residenciais e comerciais.

Márcio Carvalho

ARQ. E URB.

Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS em 2005 com especialização em comunicação e marketing para mercado imobiliário.
Sócio fundador da Smart – Arquitetura para a vida contemporânea, orientada a empreendimentos imobiliários de nicho com arquitetura contemporânea e autoral, atua nas áreas de produto, marketing e negócios.
Tem em seu currículo executivo a fundação e direção das empresas Neorama e Miagui e a direção de expansão da empresa californiana Screampoint. É também presidente da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS (AAMAC), presidente do Comitê de Construbusiness da Amcham e palestrante convidado do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Samantha Diefenbach

ARQ. E URB.

Arquiteta e urbanista formada pela UFPel e mestre em Teoria e História da Arquitetura pela UFRGS. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Projeto de Arquitetura Escolar e Arquitetura Corporativa. Atuou como docente na Ulbra durante 10 anos. Atualmente, é a arquiteta responsável pelo setor de Arquitetura do Colégio Farroupilha – Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE) – e arquiteta do escritório estúdio254, numa investigação constante sobre uma arquitetura voltada para as pessoas.

Equipamentos Públicos

César Wagner

ARQ. E URB.

Arquiteto e Urbanista (FAU UFRGS), com experiência profissional no Brasil, Argentina, Holanda, Inglaterra e Nova Zelândia. Mestre em Habitação e Urbanismo (AA Londres) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR UFRGS). Professor de Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UNITEC – Institute of Technology (graduação e pós-graduação), Auckland, Nova Zelândia, onde também foi coordenador do curso de mestrado (Master of Architecture by Project). Professor visitante em universidades no Brasil e China, atua nas áreas de habitação, desenho urbano e planejamento urbano sustentável, tendo como
atual foco de estudo a questão da sustentabilidade nas políticas públicas de desenvolvimento urbano.

Estevan Barin

ARQ. E URB.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre RS (2003), Mestrado em Engenharia Civil ênfase em sistemas estruturais pela Universidade
FUMEC, Belo Horizonte, MG (2008). Arquiteto responsável Empresa EArquitetos recebendo premiações nacionais – Primeiro Prêmio Concurso Nacional Centro Administrativo Ribeirão Preto
(2019); Primeiro Prêmio Concurso Nacional para Sede Diário de Pernambuco do Porto Digital em Recife (2017), Segundo Prêmio Concurso Nacional para Hub de Inovação do Nordeste
HUBINE, Fortaleza (2016), Terceiro Prêmio Concurso Nacional para Espaço do Arquitetos CAU/RS, Porto Alegre (2016), Menção Honrosa Concurso Nacional Centro de Ensino Fundamental, Brasília(2016), Menção Honrosa Concurso Nacional Escola Classe (EC) Bairro Crixá,
Brasília (2018), Menção Honrosa Concurso Nacional Sede Crea Cuiabá(2008) – internacionais- Terceiro Prêmio Concurso Internacional Pabellones Internacionales Expo 2023 Buenos Aires
(2019), Menção de Honra Ponte sobre Rio Vrbas e Reestruturação Urbana de Dolac, Bósnia e Herzegovina (2019),finalista Concurso Internacional Green Academy Dismeco, Bolonha, Itália(2016);finalista Concurso Internacional Porto Coworking, Portugal(2015);finalista Concurso Internacional Children Museum Louisville, Kentucky, Estados Unidos,(2014); finalista internacional Design Museum Cidade do México, México (2014). Projetos selecionados para 27a Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021 RIO – Rio de Janeiro e 21a Congresso Brasileiro de Arquitetos – CBA 2019 POA – Porto Alegre. Professor da Universidade Franciscana de disciplinas da sequência de estruturas e projetos.

Felipe Helfer

ARQ. E URB.

Arquiteto e urbanista formado pela UniRitter e mestre em Arquitetura pela UFRGS. É professor desde 1988, lecionando disciplinas que envolvam a criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos, programação visual e arquitetura efêmera. Coordena grupos de pesquisa acadêmica na área de cenografia e espaços eventuais. Desde 2000, coordena a Hestúdio, onde cria, desenvolve e executa projetos de arquitetura efêmera, comercial e cenografia, atuando também na direção de arte/cênica dos projetos.

Mauricio Corbalan

ARQ. E URB.

Arquiteto e urbanista pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Membro fundador do coletivo de arquitectos m777 e desde 2005 é co-diretor da m7red, grupo independente de pesquisa e ativismo focado na descrição e tradução de complexos cenários urbanos. Trabalhou em projetos e colaborações com Jeanne van Heeswijk, raumlabor-berlin, Estudio Teddy Cruz, Tomas Saraceno e Forensic Architecture, entre outros. Em 2019, foi membro da IASPIS Estocolmo.